Este será um espaço de comunicação para eu divulgar as minhas poesias e fotografias, além de compartilhar com outros valores artísticos culturais.E assim viabilizar o acesso a arte àqueles que tem sensibilidade. Manuel Lima
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
domingo, 24 de junho de 2012
Aracatiense Joaquim de Sá Leitão
SEXTA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE
2010
Prefeitura de Assu homenageia Joaquim
de Sá Leitão
http://www.leonardosodre.com/2010/11/100-anos.html
A Prefeitura de Assu homenageia o centenário de morte do patriarca da família
Sá Leitão, Joaquim de Sá Leitão, que nasceu em 21/03/1844 e morreu em
22/11/1910, neste sábado, 20. Vários integrantes da família do homenageado, de
várias partes do Brasil e do mundo estão chegando ao município para participar
das comemorações, que começam com uma missa de ação de graças às 08h do sábado.
Às 09h será afixada uma placa que dará nome a um trecho urbano com o nome do
homenageado.
A programação prosseguirá às 09h30 com visita a residência onde viveu Joaquim de Sá Leitão, localizada na rua Moisés Soares, onde atualmente mora um dos descendentes dele, Denise de Sá Leitão. De acordo com informação do secretário de Governo, Ivan Pinheiro Bezerra, outra placa comemorativa foi produzida pela prefeitura para ser colocada nesta casa, contendo a poesia:
Joaquim de Sá Leitão um nobre aracatiense
que se declarou assuense
ao chegar neste rincão
arraigou os Sá Leitão descendência proficiente
que se reuniu, no presente
pra homenagear seu patriarca
e aqui, perpetua sua marca
de alma, corpo e mente.
A placa acrescenta que o homenageado nasceu em Aracati (CE) e faleceu em Assu.
Projeto cultural
O secretário Ivan Pinheiro disse que a homenagem faz parte do projeto cultural “Preservando Nossa História”. Ele explicou que o projeto tem a finalidade de revelar as novas gerações aspectos históricos e bibliográficos de alguns antepassados e, também, na preservação de prédios históricos e fotografias antigas.
Com informações de Lúcio Flávio Medeiros da Fonseca
Telefone (84) 9106-1440
AGÊNCIA ECO DE NOTÍCIAS
A programação prosseguirá às 09h30 com visita a residência onde viveu Joaquim de Sá Leitão, localizada na rua Moisés Soares, onde atualmente mora um dos descendentes dele, Denise de Sá Leitão. De acordo com informação do secretário de Governo, Ivan Pinheiro Bezerra, outra placa comemorativa foi produzida pela prefeitura para ser colocada nesta casa, contendo a poesia:
Joaquim de Sá Leitão um nobre aracatiense
que se declarou assuense
ao chegar neste rincão
arraigou os Sá Leitão descendência proficiente
que se reuniu, no presente
pra homenagear seu patriarca
e aqui, perpetua sua marca
de alma, corpo e mente.
A placa acrescenta que o homenageado nasceu em Aracati (CE) e faleceu em Assu.
Projeto cultural
O secretário Ivan Pinheiro disse que a homenagem faz parte do projeto cultural “Preservando Nossa História”. Ele explicou que o projeto tem a finalidade de revelar as novas gerações aspectos históricos e bibliográficos de alguns antepassados e, também, na preservação de prédios históricos e fotografias antigas.
Com informações de Lúcio Flávio Medeiros da Fonseca
Telefone (84) 9106-1440
AGÊNCIA ECO DE NOTÍCIAS
http://www.leonardosodre.com/2010/11/100-anos.html
sábado, 23 de junho de 2012
A cidade de Aracati tem sangue do Rio Jaguaribe
Essas belezas naturais que você está vendo ficam às margens do Rio Jaguaribe, na cidade de Aracati.
Fotos: Manuel Lima ( Aracati,23 de junho de 2012 )
O aracatiense Jacques Klein
Faleceu em 23 de outubro de 1982, aos 52 anos, vítima de câncer, no Rio de janeiro.
Sua vocação musical manifestou se muito cedo. Era um garoto dotado de um esplêndido “ouvido musical”, destacando se nas aulas de música e mostrando um apurado gosto musical.
Até os 18 anos, Jacques dedicou se ao estudo do jazz, tendo inclusive feito algumas gravações desse estilo musical em disco de 78 rpm.
Até os 18 anos, Jacques dedicou se ao estudo do jazz, tendo inclusive feito algumas gravações desse estilo musical em disco de 78 rpm.
No ano de 1949, foi para os Estados unidos com a firme intenção de estudar música clássica. O seu primeiro contato profissional aconteceu com o legendário músico norte americano Art Tatum, que, impressionado ao vê-lo tocar jazz em Nova Yorque, fez lhe o convite para tocar como profissional em sua banda. Jacques manteve se firme na sua decisão de estudar clássico e não aceitou o convite do músico famoso. Antes, ainda no Brasil, chegou a prestar exame vestibular para Direito, na PUC, obtendo o 5° lugar, mas optou por seguir os caminhos da música, atraído pelos maviosos acordes do piano. Durante um certo tempo, alimentou a idéia de dedicar se à diplomacia, carreira que encantava a família, mas seus rápidos progressos no estudo musical o fizeram desistir dessa idéia.
Seu grande momento internacional aconteceu em 1953, em Genebra, na suíça, quando conquistou, com méritos, o 1° lugar no concurso Internacional para pianistas. Na época, era esse o mais importante concurso em todo o mundo e, depois de muitos anos, um pianista veio a conquistar o primeiro luar na competição. Nos anos anteriores, não havia sido conferido o primeiro lugar a nenhum concorrente. O melhor ficava com a 2ª colocação, de acordo com o julgamento dos juízes do concurso.
A partir dessa conquista, sua carreira na Europa tomou rumos de grande sucesso. Era um pianista admirado em todo o velho Continente e, em Viena, na Áustria, terra de grandes músicos, Jacques Klein chegou a ser comparado a Horowitz e Rubinstein, na época, os grandes nomes da música clássica, suas apresentações eram concorridíssimas, grande público se aglomerava à porta das casas onde se apresentava na Europa e rendiam homenagens ao músico aracatiense. Inúmeras foram as condecorações a ele conferidas. O Governo inglês, por exemplo, outorgou lhe a medalha Harriet cohen, uma das maiores comendas daquele país. Quando de sua estréia nos Estados unidos, em 1959, a crítica o considerou como um dos maiores pianistas “não só de sua geração, mas também da geração que o precedeu.”Na ocasião, Jacques Klein foi considerado superior a Emil Gilels e Van Cliburn, este último um ídolo americano porque vencera o concurso de Moscou.
Jacques Klein foi solista das mais importantes orquestras mundiais e realizou importantes ciclos de concertos, como o das 32 sonatas para piano de Beethoven. Durante alguns anos, participou da direção da orquestra sinfônica Brasileira e ocupou o cargo de Diretor da sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, onde realizou uma administração exemplar. Foi também excelente músico de câmara, tendo tocado inúmeras vezes no Brasil e na Europa com o grande violonista italiano Salvatore Accardo. Jacques Klein destacou-se ainda como professor, dando enorme contribuição para a formação de famosos pianistas, como Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Luiz Fernando Benedini, José Henrique, Edson Elias, Sônia Goulart e João Carlos Assis Brasil, entre tantos outros.Em seus últimos anos de vida, incansável e sempre otimista, alternava períodos de internação hospitalar com sérios concertos e recitais, um mês antes de sua morte, ainda reuniu forças para ser solista, no Rio de Janeiro, da orquestra de câmara de Moscou.
Jacques Klein ainda é o maior nome da expressão musical clássica brasileira na Europa.
Jacques Klein e Ezequiel Moreira no Teatro Cultura Artística – São Paulo/SP.Na foto do vídeo é o Zequinha de Abrel ou Ezequiel Moreira.
Jacques Klein e a pianista brasileira Guiomar Novais
domingo, 17 de junho de 2012
domingo, 10 de junho de 2012
Dia dos Namorados
Anjos e Poetas
Que a vida seja sublime!
e os amantes saibam
o sentido dela.
Onde o beija-flor faz o beijar
e o néctar o despertar
para o enlace de dois caminhos
que se cruzam.
Pois quando falo de amor
falo pela boca dos anjos e dos poetas
e que eu tenha dois olhos:
O do coração e o da razão,
que incessantemente estes nos dizem tudo,
até quando devemos ver
um novo amanhecer,
sem mentiras e sem falsas palavras.
Então, navegar foi preciso
para estar nas águas do teu mar,
por isso, cruzei mares e oceanos.
Manuel Lima
Comunidade de Viçosa
Viçosa é uma comunidade que está localizada na cidade de Fortim, neste lugar vamos encontrar um misto de fascinio e beleza. Um espaço que se tivesse o olhar dos gestores municipais poderia ser uma área preservada, tornando-se trilha ecológica. Assim poderiamos ter um turismo sustentável.
Fotográfo: Manuel Lima
Belezas Naturais de Pontal de Maceió
A bela cidade de Fortim, localizada no litoral leste do estado do Ceará, há a pequena comunidade de Pontal de Maceió, e uma faixa de praia que encanta pelas formas esculpidas nas suas pedras, um capricho arquitetado pela natureza. Um lugar que ao ser visitado não destrua, conserve-o. Olhe cada detalhe destas fotos, e as observe-as como obras de arte em um museu a céu aberto.
Fotográfo: Manuel Lima
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Quando Adolfo Caminha
| Quando Adolfo Caminha |
Francisco Graça de Moura
| Por Francisco Graça de Moura | |
| 10 de abril de 2011 | |
Francisco Graça de Moura
É antropólogo, cientista social e escritor. Especialista em Políticas Públicas Municipais, em Gestão Pública Municipal Participativa, em Gestão Social Sustentável e Desenvolvimento de Comunidades. É presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Social e Comunitário – FADESC, com sede em Varginha e atuação nos 159 municípios do Sul de Minas; é Consultor Geral da Fundação de Ensino Superior de Itabira – FUNCESI, onde coordena, anualmente, o Seminário Nacional de Inovação na Gestão Pública Municipal(Itabira-MG, Vale do Aço). É autor de 16 livros, sendo 14 em assuntos de sua área de atuação e 02 de poemas. Residiu 10 anos na Europa(Alemanha, Suíça e Espanha), onde fez seus cursos de especialização. É sobrinho do poeta aracatiense Raimundo Herculano de Moura.
Poemas e outros textos:
|
sábado, 5 de maio de 2012
ÊTA FORTIM ARRETADO!
ÊTA GRANDE FESTANÇA
NO ARRAIÁ DO FORTIM!
AQUI TODO MUNDO DANÇA
COM O SANFONEIRO ARRETADO
O PASSO DO MIUDIM,
TEM CASAL COLADO
QUE NÃO PASSA MOSQUITIM.
ENTONCE DANCE COM ALEGRIA
E MUITA ANIMAÇÃO,
PROCURANDO SUA ANA OU MARIA.
MAS CUIDADO CABRA! TENHA CUIDADO.
POIS OCÊ É ESPICIÁ
NESSE GRANDE TRADIÇÃO,
DO NOSSO ARRAIÁ.
AQUI NOIS TEM ARRASTAPÉ,
E MUITO QUENTÃO,
AINDA TÁ CHEIO DE MUIÉ
RODOPIANDO NO SALÃO.
VAMO LÁ, MINHA GENTE
ISQUENTÁ O CORAÇÃO,
E ESPERAR O QUE VEM PELA FRENTE.
ENTONCE VAMO APROVEITÁ
ESCUITANDO O QUE VOU DIZÊ.
SE OCÊ QUÉ CASÁ,
TEM SANTO CASAMENTEIRO,
ISSO DIGO PRA OCÊ,
QUE ACREDITA E É BRASILEIRO,
BASTA A SIMPATIA FAZÊ.
DIZEM QUE PRO CASÓRIO
A MOÇA DEVE PULAR FOGUEIRA,
ONDE É BEM NOTÓRIO,
QUE NESSA BRINCADEIRA
ELA PEGA UMA FACA,
E COMO OFERTÓRIO
TEM QUE ENFIAR NA BANANEIRA.
E OCÊ AI, FEZ SUA ADIVINHAÇÃO?
ENTONCE FAÇA DA ALIANÇA,
DIZEM QUE NÃO É SUPERTIÇÃO.
MAS SE OCÊ TEM ESPERANÇA
E UM AMÔ QUÉ ARRUMÁ,
TENHA MUITA ESPERANÇA,
QUE O RESULTADO VIRÁ.
TEM RECADINHO DO AMÔ
PARA OS APAIXONADOS,
E ATÉ PRA QUEM NUNCA NAMORÔ.
OU QUE SABE AI DO SEU LADO
TÁ AQUELE OU AQUELA
QUE OCÊ SONHOU,
FICANDO COM OS OIOS ARREGALADO.
E ARROXANDO O NÓ
ARGUÉM DE FORA GRITA.
- NUM PODE FARTÁ FORRÓ
E O PAU DE FITA!
E PRO MODE FICAR MIÓ,
TEM QUE TER QUADRIA,
ONDE A MOÇADA SE AGITA.
DESDE O TEMPO DE MENINO
EU ESCUITO FALÁ,
QUE OS FESTEJOS JUNINO
É FESTA TRADICIONÁ,
E QUE O VEIO SATURNINO
É CONHECIDO PELO POVO,
POR SER UM HOMEM POPULÁ.
NESSES FESTEJOS OCÊ VAI ENCONTRÁ
MUITA COISA DE CUMÊ,
E PRA TOMÁ.
SE OCÊ QÚÉ BEBÊ,
NOIS TEM ALUÁ,
COISA BOA PODE CRÊ,
BASTA IR NA BARRACA COMPRÁ.
OIA, CERTA VEZ ARGUÉM ME CONTOU,
E ESSA É DE ADMIRÁ.
DIZEM QUE UM AFAMADO DOUTÔ
DA GRANDE CAPITÁ
VIU UM PÉ-DE-MOLEQUE,
E UM PEDAÇO FOI COMPRÁ,
E DISSE: - POSSO PAGÁ COM CHEQUE?
É, COM GENTE CHEIO DE PABULAGEM
NÃO QUERO RAPAPÉ,
POIS MANCHA SUA IMAGEM
ATÉ PRA UM MUIÉ.
E SEI QUE NINGUÉM MERECE,
MAS É O QUE ACONTECE
EM QUARQUÉ QUERMESSE.
MAS O QUE A DE FAZÊ?
A FESTA É DA MULTIDÃO,
E NINGUÉM PODE ESCUIÊ,
ENTRE A CIDADE E O SERTÃO,
ELES VEM DE TODO LUGÁ,
QUE DIRÁ UM ESNOBE RICÃO,
QUE A FESTA QUÉ APRECIÁ.
MAS VAMO EMBORA
E DEIXÁ DE TANTA PROSA,
POIS TÁ PASSANDO A HORA
QUE COMBINEI COM ROSA,
DE IR PRA FESTANÇA
NA FAZENDA ESPERANÇA
DA CUMADE GENEROSA.
NOIS VAI PRO MEIO DO SALÃO
DANÇÁ BEM AGARRADIM,
PEGANDO SUA CINTURA DE PILÃO,
E DEPOIS NOIS VAI PRO ESCURIM
DÁ CHEIRO NO CANGOTE,E
FALÁ QUE TÁ A FIM
DE DANÇA UM BOM XOTE.
PRA ELA EU VOU DIZÊ,
NOIS FICA ATÉ DE MANHÃ,
FAZENDO UM BOM JABACULÊ,
SEI QUE NÃO É MINHA IRMÃ,
ISSO DIGO PRA OCÊ,
NOIS É CASAL DE NAMORADO
VAMO NOSSO CASAMENTO FAZÊ?
EU APROVEITO A FESTANÇA
E OS CONVIDADO,
BOTO NO SEU DEDO UMA ALIANÇA,
CHAMANDO O PADE QUE TÁ ALI DO LADO,
AINDA PEGO UMA CRIANÇA
PRA DAMA DE HONRA,
CASA COMIGO, QUE TÕ APAXONADO.
EU COMO CABRA DA PESTE
OUVI MEU AVÔ FALÁ,
QUE EM TODO NORDESTE
TODOS QUEREM UM SANTO HOMENAGIÁ.
E EM QUARQUÉ PARTE DO BRASIL, E NO AGRESTE
TEM UM SANTO PRA NOS ALUMIÁ.
ENTOCE VOU COMEÇÁ
FALANDO PRA OCÊ,
É SÓ ME ACOMPANHÁ
SE QUIZÉ SABÊ.
QUE TEM SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO,
E SÃO PEDRO QUE NOS DÁ A PROTEÇÃO,
É SÓ SEU PEDIDO FAZÊ.
E EU NÃO ME ACABRUNHO
EM PÚBLICO DIZÊ,
QUE NO MÊS DE JUNHO
FORTIM TEM SANTO PRA LHE PROTEGÊ.
E AINDA SEM MEDO
DIGO QUE SÃO PEDRO
É O SANTO PRA NOS BENZÊ.
AQUI NOIS REZA NOVENA
PEDINDO AOS SANTO PAZ E AMÔ,
VENDO QUE VALE A PENA
PEDIR COM MUITO FERVÔ
A SÃO PEDRO, QUE É PROTETÔ,
QUE LIVRE O POVO DAS CENA
DE GUERRA E HORRÔ.
OUTRA COISA QUE NÃO POSSO ESQUECÊ,
ISSO DEIXA BEM CLARO,
E SEI QUE MEU AMIGO QUÉ SABÊ,
QUE NOSSA SENHORA DO AMPARO
É MÃE E VERDADEIRA,
E AINDA LHE FALO QUE NO FORTIM
ELA É NOSSA PADROEIRA.
EI, DEIXE DE PREGUIÇA
TÁ CHEGANDO O FIM,
QUERO LEMBRÁ QUE TEM MISSA
NA IGREJA DO FORTIM,
E NÃO SE INIBE,
QUERO OCÊ NA PROCISSÃO
COM SÃO PEDRO NO RIO JAGUARIBE.
AQUI NOIS TEM TRADIÇÃO
ALEGRIA E MUITA GARRA,
PRA DANÇÁ COM SATISFAÇÃO.
E NOIS DA ESCOLA DA BARRA
VIEMO DE BOM GRADO
E CHEIO DE ANIMAÇÃO,
PRA O ARRAIÁ COM EDUCAÇÃO.
MANUEL LIMA ( AUTOR )
sexta-feira, 4 de maio de 2012
FORTIM, UMA ADOLESCENTE DE 20 ANOS
| HISTÓRICO DA CIDADE DE FORTIM |
Denominação
Variação de Fortinho, em homenagem ao forte que fora construído no local. Os relatos mostram que a expedição de Pero Coelho de Souza, em 1603, baixou acampamento nessa parte do litoral. Deixou como lembrança histórica o Forte Nova Lisboa ou Nova Lusitânia.
Origens
O combatente Pero Coelho de Souza, durante sua expedição de 1603, que ia da Paraíba à Ibiapaba, acampou em um lugar da parte costeira, demorando o tempo necessário para o engajamento de indígenas na sua tropa.
Com o aumento da sua tropa, Pero partiu para a Paraíba, onde esperava encontrar apoio militar. Sem nada conseguir, retornou local do acampamento trazendo em sua companhia D. Maria Tomázia, sua mulher e cinco filhos menores. Fundou ali então o Forte Nova Lisboa.
Posteriormente, sem esperanças de apoio ao forte, resolveu deixar o local em direção à Fortaleza dos Reis Magos, em Natal (RN). Deixou como lembrança histórica, além do Forte, algumas peças de artilharia. O forte inspirou o nascimento do o lugar posteriormente denominado Fortim.
Criação de Vila
Chamado inicialmente Canoé, o povoado experimentou certo desenvolvimento, que o capacitaria a receber o título de Vila, evento que se deu conforme Lei nº 1.271, de 29 de maio de 1934.
Criação de Município
Lei nº 386, de 14 de outubro de 1937, transferiu a sede do distrito para o reduto chamado Fortim, nome que substituiu o anterior. Sua elevação à categoria de município ocorreu segundo Lei nº 11.928, de 27 de março de 1992.
Primeira Capela
As primeiras manifestações eclesiais surgiram com a edificação de uma capela, dedicada a Nossa Senhora do Amparo, construída por Aderbal de Castro e Silva e Henrique Furquim de Lamayeur. A Paróquia está vinculada ao Bispado de Limoeiro do Norte
|
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Telmo, um olhar de luz sobre o Ceará
A exposição de pinturas " Telmo, um olhar de luz sobre o Ceará" faz parte do universo da escultora Helena Mendonça, natural de Setúbal. Formada em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa-1973. Exerceu atividade docente do Ensino Preparatório, desde 1971 a 2003 ( ano em que se aposentou, a trabalhar única e exclusivamente em Pintura e Escultura, dividindo a sua vivência entre Portugal e Brasil. Leciona Desenho e Pintura em aquarela, no seu atelier de Artes Plásticas.
Participou em 52 Exposições coletivas e 23 individuais.
Estas telas aqui representadas foram expostas na Faculdade do Vale do Jaguaribe, Aracati-Ceará-Brasil. Período de 27 a 31 de março de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)




