sábado, 22 de maio de 2010

Êta Fortim arretado!


Êta grande festança
no arraiá do Fortim!
Aqui todo mundo dança
com o sanfoneiro arretado
o passo do miudim,
tem casal colado
que não passa mosquitim.

Entonce dança com alegria
e muita animação
procurando sua Ana ou Maria.
Mas cuidado cabra! Tenha educação.
Pois ocê é espiciá
nessa grande tradição
do nosso arraiá.

aqui nois tem arrastapé
e muito quentão
envorta tá cheio de muié
rodopiando no salão.
vamos lá minha gente
isquentá o coração,
que há muita coisa pela frente.

entonce vamo aproveitá
escuitando o que vou dizê,
se ocê qué casá,
tem santo casametêro,
isso digo pra ocê,
que acredita e é brasileiro,
basta a simpatia fazê.

dizem que pro casório
a moça deve pulá fuguêra,
e é bem notório
que nessa brincadeira
ela pega uma faca,
e como ofertório
tem que enfiar na bananêra.

e ocê ai, fez sua adivinhação?
entonce faça da aliança,
dizem que não é supertição.
mas se ocê tem esperança,
e um amô qué arrumá,
tenha muita confiança,
que o resultado virá.

tem recadinho do amô
para os apaixonado,
e pra quem nunca namorô.
ou quem sabe do seu lado
tá aquele ou aquela
que ocê sonhou,
ficando com os oio arregalado.

e arroxando o nó
arguém de fora grita.
num pode fartá forró,
e o pau de fita!
e pro mode ficá mió
tem qui tê quadria,
onde a moçada se agita.

e desde o tempo de menino
eu escuito falá,
que os festejos junino
é festança tradicioná,
e que o veio Saturnino
é conhecido pelo povo,
por sê um home populá.

nestes festejos ocê vai encontrá
muita coisa de cumê,
e pra tomá.
se ocê qué bebê,
nois tem aluá,
coisa boa pode crê,
basta ir na barraca comprá.

oia, certa vez arguém contô,
e essa é de admirá.
dizem que um afamado dotô
da grande capitá,
viu um pé-de-moleque,
e um pedaço foi comprá,
e diche:-posso pagá com cheque?

é, com home cheio de pabulage
não quero rapapé,
pois mancha sua image
até pra uma muié.
e sei que ninguém merece,
mas é o que acontece
em quarqué quermesse.

mas o que há de fazê?
a festa é da mutidão,
e ninguém pode escuiê
entre a cidade e o sertão,
eles vem de todo lugá,
que dirá um esnobe ricão
que festa qué apreciá.

mas vamo embora
e deixá de tanta prosa,
pois tá passando a hora
que combinei com Rosa,
de ir pra festança
na fazenda Esperança
da cumade Generosa.

nois vai pro meio do salão
dançá bem agarradim
pegando sua cinturinha de pilão,
e despois nois vai pro escurim,
dá cheiro no cangote,
e falá que tá a fim
de dançá um bom xote.

e pra ela eu vou dizê,
nois fica até de manhã
fazendo um bom jabaculê,
sei que não é minha irmã,
isso digo pro'cê,
nois é casal de namorado
vamo nosso casamento fazê?

eu aproveito a festança
e os convidado,
boto no seu dedo uma aliança,
chamo o pade que tá ali do lado,
ainda pego aquela criança
pra ser dama de honra,
casa comigo, que tô apaxonado!

eu como cabra da peste
ouvi meu avô falá,
que em todo nordeste
todos qurem um santo homenagiá,
e que em quarqué parte do Brasil, e agreste
tem um santo pra nos alumiá.

entonce vou começá
falando pro'cê,
é só me acompanhá
se quizè sabê,
que tem Santo Antônio, São João
e São Pedro que nos dá a proteção,
é só seu pedido fazê.

e eu não me acabrunho
em publico dizê,
que no mês de junho
Fortim, tem santo pra lhe protegê.
e ainda sem medo
digo que é São Pedro
pra nos bendizê.

aqui nois reza novenna
pedindo ao santo paiz e amô,
vendo que vale a pena
pedir com muito fervô
a São Pedro, que é protetô,
que livre o povo das cena
de guerra e horrô.

e outra que não posso esqucê,
isso deixo bem claro,
e sei que meu amigo qué sabê,
que Nossa Senhora do Amparo
é mãe e verdadera,
e ainda lhe falo
que ela é nossa padroeira.

ei, deixe de preguiça!
tá chegando o fim,
quero lembrá que tem missa
na igreja do Fortim,
e não se inibe,
quero ocê na procissão
com São Pedro no Rio Jaguaribe.

aqui nois tem tradição,
alegria e muita garra,
pra dançá com satisfação.
e nois da Escola da Barra
viemo de bom grado
e cheio de animação,
pra o arraiá com educação.

Manuel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário