terça-feira, 20 de julho de 2010

Charlotte, uma pata sonhadora

Charlotte é uma pata que nasceu com uma plumagem muito bonita, ela vai do azul-marinho, e o branco por volta de suas asas, no pescoço um preto aveludado com cinza. É uma pata sonhadora e aventureira, nasceu no Sitio Sonho Encantado, uma propriedade do senhor Joaquim Gonçalves, este lugar é tranqüilo e afastado da cidade, longe da poluição, onde respirar ar puro é ter saúde.
Sua história começa assim: certa vez a mãe de Charlotte, a dona Zanú começou a botar ovos, e acarinhando dizia.
- Agora eu vou ter os meus filhotes como sempre sonhei. Farei um bom ninho para esquentá-los e ficarei até que eles possam nascer. Assim fez dona Zanú, como toda mãe dedicada, passou dias e dias protegendo os ovos. Até que finalmente o dia chega,e os patinhos começam a bicar os ovos,crac...crac...crac...com este afloramento da vida dona Zanú enchia seu coração de felicidade.
Dessa gostosa paixão de mãe nasceram quatro patinhos, e entre os quatro, havia uma linda patinha, que logo foi chamada de Charlotte. O que dona Zanú não imaginava e muito menos esperava era a reação desequilibrada do senhor Joaquim Gonçalves, em tirar os patinhos debaixo de suas asas. Mas como toda boa mãe, e guerreira, dona Zanú se armou com palavras para defender os seu filhotes e impedir que ele os tire, e faça uma maldade descabida.
Ele se aproxima com cara de mal. Fica calado se torcendo de um lado para outro. E dona Zanú meio desconfiada diz.
- Por favor, senhor Joaquim, não leve os meus filhotes, eu sonhei muito, mas muito por este momento. Agora quer arrancá-los de mim. Como se atreve a fazer esse ato desumano? Ele em cóleras olhou firme nos seus olhos e começou a vomitar palavras de desagravo.
- Olha aqui, sua pata velha!... Você pode gritar, chorar e até espernear, que eu vou tirar eles sim! E não esqueça que eu já fiz muito por você.
- Não, não é por mim, é pelos os meus filhos. E o senhor não tem o direito de fazer isso, eu sempre ouvi o senhor falando pelos quatro cantos desse sitio.” Eu amo a natureza,ela é minha vida.” Como pode abrir a boca pra falar que ama a natureza e agora quer destruí-la?
- Há momentos na vida que a gente enjoa rápido, pouco devemos gostar.
- Será que gostar é destruir o que chamamos de preservar? Não, isso não conta! Quem ama cuida, e quem cuida, zela pela sua vida, e a do seu próximo.
Por uns instantes o senhor Joaquim Gonçalves ficou em silêncio, baixou a cabeça e lembrou-se da grande bobagem que ia fazer com uma de suas criaturas.
- Peço que me desculpe, só agora me dei conta que estou sendo desumano, não sei o que passou pela minha cabeça assim que vi seus filhotes . A senhora tem razão, devemos sim, amar a quem nos ama, não maltratar a quem nunca fez mal para alguém, só nos dá felicidade e beleza. Por que destruí-la?
Feliz e aliviada, dona Zanú abriu as asas puxou seus filhotes para baixo de seu corpo.Enquanto o senhor Joaquim afastava-se do chiqueiro. Alguns dias se passaram, e a felicidade estava de volta no Sitio Sonho Encantado. E todos os dias senhor Joaquim era só cuidados.

Trecho do Livro Charlotte,uma pata sonhadora.Será destinado ao público infanto-juvenil.

Autoria: Manuel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário